27 julho 2014

Artigo: Aliança- Símbolo de união




Significado: União, elo, acordo selado, vínculo

A tradição de usar aliança,  nasceu entre os egípcios e mais tarde foi adotada também por gregos e romanos. A aliança é um símbolo material para eternizar  um momento especial na vida de um casal, mas sem respeito, amor, companheirismo, de nada vale usar uma aliança!

Hoje encontramos nas joalherias diversos modelos de alianças, com brilhante, largas, finas, foscas. Eu particularmente, penso que a aliança deve ser o mais tradicional possível, sem modismo, pense que é um símbolo que você pretende utilizar para a vida toda!

Aliança de ouro:   O Ouro é um metal nobre, de valor, assim como o compromisso que será assumido: o casamento.

Aliança de prata: A aliança de prata significa compromisso  , o metal não é tão nobre como o ouro, isso não significa que o sentimento não é nobre, mas que o casal ainda não tem a intenção de se casar. É utilizada na mão direita, como o significado de namoro assumido.

Quando o namoro fica sério, e há intenção de casamento, ocorre o noivado, que significa a maturidade no relacionamento e a preparação para o compromisso mais sério, o casamento. Não há tempo certo para um casal ficar noivo, o que há é a vontade dos dois em se unir e decidir formar uma nova  família .O noivado é marcado por uma reunião entre as duas famílias para oficializar a intenção do futuro casamento. Antigamente era de costume que o noivo ao concretizar o pedido formal ao pai da noiva,  presenteasse sua pretendente com uma  jóia , normalmente um anel de brilhante. Hoje já é costume ocorrer uma troca de alianças de ouro na mão  direita ,  que muitas vezes são as mesmas utilizadas no casamento, apenas trocando da mão direita para a esquerda. Outros casais ficam noivos por um período maior, devido aos preparativos do casamento, que acabam por comprando um novo par de alianças para o casamento . 

As alianças de noivado são as mais variadas: ouro, aço, prata com ouro, ouro com prata.

A foto deste par  de aliança, é do meu álbum de casamento, foi um presente da minha mãe. Quando meu pai faleceu, ela decidiu não usar mais e guardou. Quando casei,  ela nos deu de presente, só precisamos ajustar o tamanho, polir e regravar os nomes. Significado maior ainda  , não é?

Na verdade, busca-se até hoje várias explicações para o verdadeiro significado e origem do uso da aliança. Mas é você mesma que tem que encontrar o seu!

Por que o símbolo da aliança é um anel?

Porque representa o ciclo da vida, não tem fim, o símbolo do circulo é   completo, eterno.

Porque na mão esquerda?

Menos utilizada que na mão direita, tornando mais seguro.

Por que se usa no dedo anelar?

Acredita-se que há uma veia neste dedo que tem ligação direta com o coração, a vena amoris, ou veia do coração, porem a ciência ainda não evidenciou  esta veia.


Curiosidade da internet :  Achei este teste, e é muito legal, faça você também !

Espero que todos tenham gostado deste artigo!       
                                       








Nenhum comentário:

Postar um comentário