10 agosto 2014

Dicas de como cuidar bem do seu pet


Em consulta de rotina com minha cachorrinha Hanna ao veterinário, aproveitei e pedi para a Aline dar uma entrevista para este blog. E gentilmente ela aceitou e nos deu muitas dicas e informações úteis , sobre como cuidar bem do nosso melhor amigo! Perguntei sobre todas as minhas dúvidas , dicas e curiosidades que sempre tive. Espero que todos vocês gostem !!

Dikas da Kika: Quando pensamos em adquirir um cão, o que temos que ter em mente?
Aline: Eu acho que o mais importante é a gente saber se está disposto a ter um animal que de repente vai viver de 15 a 20 anos, não é um animal que vai viver pouco, este animal pode dar gastos , pode ficar doente, e mesmo não doente, tem alguns cuidados que geram gastos, por exemplo: ração, vacinas anuais, banho e tosa. Mesmo fazendo o banho em casa, tem os produtos de higiene desse animal. E, se tem disponibilidade de tempo para cuidar desse animal, porque deixa-lo sozinho o dia inteiro, não dar atenção, isso também gera prejuízos para esse animal!
Dikas da Kika: Tem alguma diferença entre criar um macho e uma fêmea?
Aline: As diferenças são assim: O macho tem a questão de demarcação de território, tem que pensar nisso também, pois vai ter que ter paciência maior para ensinar, de repente a castração vai ajudar nesse ponto! No caso da fêmea, é importante fazer a castração precoce desse animal, para que não evolua para problemas futuros de tumor de mama. Existem problemas uterinos que podem gerar uma infecção, onde é feita uma castração de urgência, pois ela pode ter um risco de vida. Basicamente as diferenças são essas.


Dikas da Kika: Eu já tive alguns cães, e eu adquiri filhotes, eles sempre rasgam tudo, mordem, roem, e depois eles param, por que isso acontece? É assim com todos os filhotes?
Aline: É assim com todos os filhotes! É claro que existe uma variação comportamental pois cada animal é um indivíduo único, mas se a gente pensar que uma criança dá trabalho, que está numa fase de descoberta, apronta bastante, o filhote será da mesma forma, ele vai testar os limites que você vai impor, vai morder as coisas, está numa fase de troca de dentição, e pela questão de que ele é um filhote! Ele é uma criança, e vai brincar bastante! Vai fazer bastante arte!


Dikas da Kika: Tem alguma dica para corrigir esses estragos?
Aline: Existem algumas maneiras em relação ao manejo, por exemplo: aquele filhote que passa muito tempo sozinho, provavelmente vai aprontar mais do que aquele filhote que tem uma pessoa por perto, uma pessoa estimulando brincadeiras, um animal que tenha brinquedos ... pois vai passar mais tempo interagindo com estes brinquedos!


Dikas da Kika: Sobre a dentição dos cães, eles também trocam de dente como os seres humanos que trocam o dente de leite?
Aline: Sim, eles também trocam! Por volta dos 4 meses, eles vão trocar a dentição de leite, então normalmente o que as pessoas reparam, é que o animal fica um pouquinho mais irritado, ele tende a morder mais as coisas, mas isso é porque essa troca vai gerar uma coceira na gengiva, as vezes até um pouquinho de dor por esse dente ficar mole. Mas é mais ou menos por volta de 4 ou 5 meses.

 
Dikas da Kika: E é necessário fazer a higiene bucal dos cães? Tem alguma dica para isso?
Aline: É necessária. A ração ajuda a não acumular resíduo alimentar na dentição pela sua consistência , mas é importante fazer uma escovação regular 2 a 3 vezes por semana. o animal que já tem um problema relacionado ao tártaro nos dentes, a escovação não vai remover, mas vai ajudar a não acumular mais. Os animais que comem frutas é mais importante ainda essa escovação!




Dikas da Kika: E aqueles ossinhos vendidos em pet shop, são bons?
Aline: Tudo com moderação, as vezes as pessoas costumam dar muito ossinho: –Ah, eu quero que ele fique quieto, então vou dar um ossinho! Esses ossinhos são auxiliares, pela fricção que fazem nos dentes, ajudam a dar uma boa limpada, mas existem casos de que a pessoa dá o tempo todo, muitas vezes o animal deixa de comer sua ração, pois come muitos desses ossinhos. Então é importante você ter um limite para isso!

Dikas da Kika: E tem os ossinhos branquinhos e os coloridos que acho que tem corante, é sempre melhor optar pelo branquinho, né?
Aline: Na verdade, alguns animais podem ser alérgicos aos corantes destes produtos, e podem evoluir para quadros de dor de barriga, e alergias alimentares que se apresentam na pele. Até porque esse colorido para os animais não vai importar tanto. O que vai importar é o cheiro, a consistência e o paladar.




Dikas da Kika: Por que é importante passear com os cães?
Aline: Os animais também podem ficar ansiosos e deprimidos, você imagina um animal o dia inteiro dentro de um apartamento, onde não tem nada para fazer. É uma questão física e mental do seu animal! Passear com ele, vai fazer com que ele interaja mais com as pessoas, ou até mesmo com você, vai criar um vínculo maior. E a parte física também é importante para manter o peso correto dele.




Dikas da Kika: Em falando de ração, como escolher a melhor ração para um cão, por que tem pessoas que não tem condição de comprar uma ração um pouco mais cara, mas como escolher a melhor ração de um modo geral?
Aline: De um modo geral, você precisa ver seu custo benefício. Por exemplo, existem rações de excelente qualidade, mas com preço muitas vezes inacessível para aquela pessoa. Vai depender do porte do animal também, de repente um cão de porte grande, não se consegue sustentar com uma ração super premium, mas é o seguinte: qualquer ração é melhor do que resto de comida. O que você precisa ter em mente é que quanto melhor a ração fornecida, menos seu animal precisará comer para obter uma boa nutrição. O animal que come uma ração de melhor qualidade, precisa ingerir menos alimento para a nutrição dele, porque os ingredientes são de melhor qualidade. É o que se chama de assimilação: são nutrientes que ele consegue assimilar melhor e acaba comendo menos.


Dikas da Kika: Além da ração, é recomendado dar outro tipo de alimentação como: fruta, verdura ou legume?
Aline: A ração é completa, você não precisa suplementar com mais nada! Mesmo uma ração de qualidade inferior, as pessoas tem a preocupação: - Ah, coitadinho, ele só come essa ração, não come nada diferente! Você pode introduzir uma fruta, desde que não seja ácida, de repente um legume, uma verdura.... Mas as pessoas costuma dar muito pão, carne, isso não é indicado! Tem animais que tem problemas alimentares que só podem ingerir ração, é o caso da minha cachorra, que tem um problema intestinal complicado. Ela vive super bem só com a ração terapêutica exclusiva para seu problema! Não pode comer bifinho, ossinho, nada!

Dikas da Kika: Quanto a castração, por que é importante castrar o cão?
Aline: Bom, a maior importância é principalmente para as fêmeas. Existem alguns estudos que comprovam que o tumor de mama está relacionado ao hormônio feminino. A castração precoce reduz muito essas possibilidades. No caso dos machos, com o passar dos anos, eles podem ter um aumento de próstata, normalmente benigno que é desencadeado pelo hormônio masculino, então a castração do macho também previne esse aumento da próstata, que se ocorrer gera dificuldade para urinar e defecar por conta de localização.

Dikas da Kika: E tem um melhor momento pra fazer esta castração, filhote ou adulto?
Aline: Se você adquiriu um animal filhote, o que eu indico é: Faça as vacinas e depois de 20 ou 30 dias, já podemos agendar uma cirurgia de castração. Isso ocorrerá mais ou menos com 5 meses . O 1º cio das cadelas vem após os 6 meses geralmente. Ou seja, a castração ocorrerá antes mesmo do primeiro cio.



Dikas da Kika: Quantas vezes por mês é recomendável dar banho nos cães?
Aline: Vai depender do estilo de vida do animal, um animal que fica em quintal, que se suja mais, as pessoas dão banho uma vez por semana. Animais de apartamento, que não tem tanto contato com sujeira, as pessoas fazem o banho a cada 15 dias. O importante é saber que banhos acima de 1x por semana, já podem gerar algum risco, isso porque a pele tem uma proteção natural, a oleosidade, a descamação, então, se você faz banhos muito frequentes, você acaba tirando essa proteção natural, e o animal fica mais suscetível a uma infecção de pele. Banhos além de uma vez por semana não é recomendável, a menos que sejam banhos terapêuticos recomendados pelo seu veterinário.



Dikas da Kika: E tem algum cuidado pra quem dá banho em casa, pois não tem condição de levar numa pet shop?
Aline: O ideal é sempre comprar um produto específico para seu animal, seja gato ou cão, filhote ou adulto. Existem produtos diferentes para esses animais. Lembrar sempre de fazer um banho em temperatura agradável ao toque, banho de água gelada principalmente no inverno não é recomendado. E secar com secador, algumas pessoas deixam secar ao sol, mais isso pode favorecer infecção por fungos e algumas bactérias, mesmo sendo um pelo curto, vai ficar um pouco de umidade. E uma coisa muito importante, é você proteger os ouvidos, o fato de cair água dentro do ouvido pode gerar infecção e dor de ouvido, a mesma coisa pra gente. Para garantir que isto não ocorra você pode colocar um pouquinho de algodão dentro do ouvido, ou tem também aqueles protetores de silicone para natação muito usado em crianças.



Dikas da Kika: Quais vacinas que os filhotes devem tomar?
Aline: No caso dos cães, existem 2 tipos de vacina, que são as mais recomendadas: a V8 e a V10. A primeira aplicação ocorre a partir dos 45 dias de idade, e tem o reforço a cada 21 ou 30 dias, sempre a critério do veterinário, mas normalmente 30 dias de intervalo entre uma e outra. A partir dos 4 meses, existe a anti-rábica que é em dose única e que eles devem tomar! No caso dos gatos, existem algumas divergências, no meu caso, se o animal estiver bem de um modo geral e se não houver nenhuma intercorrência, eu costumo aplicar 2 doses a partir dos 2 meses com intervalos de 1 mês cada uma. Existem 2 tipos também: a tríplice ou a quadrupla, e a partir dos 4 meses também a anti-rábica.

Dikas da Kika: Nos seres humanos toma-se a vacina só quando criança. Por que nos cães tem que se repetir anualmente, principalmente a V8 e anti-rábica?
Aline: No caso da anti-rábica, é uma forma da gente evitar a doença no ser humano, a raiva é uma doença extremamente grave, normalmente leva a óbito, e no caso dos animais é indicado a eutanásia, que é o sacrifício. Mas o que ocorre, é que a V8 e a V10 protegem contra doenças que nós, veterinários atendemos em nossa rotina clínica, são doenças muito graves, de grande importância. Como são doenças que estão ali o tempo inteiro, é recomendado sempre o reforço anual da vacina.

Dikas da Kika: Quanto a vermifugação, como ela deve ser feita?
Aline: No caso dos filhotes existem vários esquemas, mas o mais recomendável é fazer a vermifugação com 2,4,6 e 8 semanas. É um esquema um pouquinho prolongado. A partir disso, a cada 3 meses. Depois que ele se tornar um animal adulto, eu recomendo a cada 6 meses, algumas pessoas recomendam 1 x por ano. No meu caso, recomendo a cada 6 meses e ainda sim pode ser que seu animal adquira vermes e talvez seja necessário fazer uma vermifugação fora desse esquema.



Dicas da Kika: Uma curiosidade, é verdade que os cães enxergam em preto e branco?
Aline: Isso é uma curiosidade de todo mundo, eu não sou especialista em oftalmologia, mas até onde eu sei, existem células especializadas em produzir cor para a nossa visão, no nosso caso, se eu não me engano existem 3 tipos de células, e nos cães apenas 2 tipos. Eles não enxergam algumas determinadas cores. Eles enxergam mais as cores puxadas para o violeta e tons avermelhados, é quase um tipo de daltonismo. Por exemplo, amarelo, verde, eles não conseguem enxergar muito bem, até porque a visão deles não é privilegiada para isso, não é rica em detalhes, é bem básica.



Dikas da Kika: É verdade que os cães só entendem palávras de 02 sílabas, por isso respondem melhor aos comandos: senta, pega, deita!
Aline: Não é uma questão de sílaba, e sim uma questão de eles não entendem a nossa linguagem. O que vai diferenciar são palavras curtas, que tem um entendimento mais fácil, seja pra gente quanto pra eles. Uma criança também vai entender comandos mais simples! E vai depender também da sua entonação de voz, você pode estar dando uma bronca nele com a palavra “FICA !!!” , mas se você estiver numa entonação mais baixa: “fiiiica”, normalmente ele não vai assimilar aquilo como uma repreensão, e sim como: tô agradando! Então, é importante dizer palavras simples e curtas, e fazer uma entonação de voz para aquilo que você quer que ele atenda.

Dikas da Kika: Tem alguma dica para ensinar os cães a fazerem as necessidades em local correto? Principalmente quando a gente adquire um cão filhote, a gente tem sempre um determinado local que queremos que eles façam, né? Tem alguma dica?
Aline: A primeira delas é paciência! Muita paciência ..... Alguns animais podem ser um pouquinho mais rápidos para aprender, outros tem uma dificuldade maior. Procurar um local longe de onde eles dormem e comem, eles não gostam de misturar estas coisas. Colocar sempre no mesmo lugar para não confundi- los . Você pode fazer uso de inibidores e tem produtos que são atrativos, que você espirra onde quer que ele faça. E quando fizer no local correto, agradecer, oferecendo um petisco , agrado, para ele assimilar como uma coisa boa. No caso de fazer no local errado, repreender com “ NÃO”, “NÃO PODE”, mas nuca bater, apenas demonstrar que não está correto.

Dikas da Kika: Tem algo que você gostaria de acrescentar?
Aline: Eu acho importante salientar os proprietários a usarem sempre a coleira ao passear com seu animal, por mais que ele seja comportado já tive muitos casos de animais atropelados porque querem brincar, ou vêem alguém do outro lado da rua. Casos de animais atacados por outros cães e até mesmo envenenamento. E a auto medicação também não é bom! O recomendável é ter sempre orientação de um veterinário! 
Aline, muito obrigada por essa entrevista, espero que todas estas dicas e informações, ajude e esclareça aos nossos leitores.

 

 ** Desenhos retirados da internet, caso alguma imagem seja de sua autoria, gentileza nos avisar para colocarmos os devidos créditos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário