04 abril 2015

A história do Ovo de Páscoa

Tudo começou com o equinócio de 21 de março para celebrar o fim do inverno e o início da PRIMAVERA

Esta tradição é muito antiga na Europa e no Oriente, bem antes do cristianismo.
Os germânicos naquela época,  cultuavam uma deusa chamada de Ostera- deusa da fertilidade e do renascimento.
 A história dela é assim:
- A deusa Ostera,  gostava muito de crianças, e um dia rodeada por elas, um pássaro pousou em sua mão, e a deusa fez um encanto que o transformou em uma lebre, seu animal favorito. Porém o animalzinho estava triste, pois não podia mais cantar nem voar, então as crianças pediram para que Ostera revertesse o encanto, mas depois de muito tentar não conseguiu. Então, ela resolveu esperar até a primavera, onde seu poder voltasse com mais força, e conseguiu! Em agradecimento, o pássaro botou um ovo e deu à ela. Por isso a imagem desta deusa é de uma mulher segurando um ovo e cercada de lebres ou coelhos.

O ovo simbolizava para os antigos o nascimento, e o coelho, a reprodução .
Então, como o ovo era a representação de nascimento e o, e os coelhos se reproduziam mais ou menos na época da primavera, juntou-se tudo, e concretizou-se a tradição de trocar ovos nesta época para comemorar a chegada da primavera!

A  troca de ovos era de ovo de galinha mesmo, que eles pintavam ou cozinhavam com beterraba para colori-los.

Mas como esta tradição entrou para o cristianismo?
Bem , foi no Concilio de Niceia, em 325 d.C., pois eles queriam ganhar mais fiéis por meio de adaptação de outras tradições e crenças. O ovo então representa renascimento e vida e foi relacionado a Páscoa dos cristãos pela representação da Ressurreição de Jesus Cristo.

A troca de ovos de chocolate surgiu na França, só depois do aprimoramento da culinária. Eles foram trocados pelos ovos de galinha decorados. Curiosidade: os nobres presenteavam naquela época com ovos de chocolates recheados com joias!

O fato, é ainda carregamos esta tradição de troca de ovos de chocolate, então escolha o seu e delicie-se....


 Que tal, gostaram?? Espero que sim!






Um comentário: