12 maio 2015

10 dicas para economizar no mercado

Olá pessoal.
Na maioria das vezes que vamos ao mercado, exageramos, ou muitas vezes compramos muitas coisas que não é necessário. Gastamos mais do que o previsto, e chega no fim do mês, pode até faltar alguma coisa e o dinheiro fica curto, não é mesmo?
Pensando nisso, fiz este post com algumas dicas que vão te ajudar a economizar, e a fazer com o dinheiro que você separa para despesas de supermercado renda um pouco mais! Vamos as dicas:

1- Vá ao mercado após o almoço

Se você vai ao mercado com fome, é certeza que vai comprar algum petisco para inclusive durante as compras você ir beliscando. Ou comprando algo que você poderia ter comigo em casa. Ou até mesmo algum petisco pra você ir comendo no caminho de volta, afinal, até chegar em casa, guardar as compras, vai demorar um pouquinho. Mas e a fominha??


2- Evite ir ao mercado com crianças

As crianças, sempre pedem biscoitos, doces, e guloseimas porque estão vendo na prateleira e ficam com muita vontade. E você fica com dó, e acaba comprando! O problema, é que isto pode fazer uma grande  diferença no valor da compra final ! Se puder, deixe com alguém de sua confiança, além de você gastar menos tempo, vai economizar!!


3- Faça lista de compras

A lista de compras é muito útil, porque você já vai ao mercado sabendo do que realmente precisa comprar!
Economiza no dinheiro e no tempo, pois você já vai direto nas gôndolas que realmente precisa!


4- Faça estoque apenas de produtos não perecíveis

Se você chegar no mercado, e logo avistar uma promoção de pães, iogurte , ou qualquer produto perecível, pense bem se vale a pena levar grande quantidade, pois normalmente, a validade está próxima. Não é porque o produto está em promoção, que você vai gastar menos, pois você vai levar em quantidade maior. Quando é um produto que você já conhece e consome, por exemplo, papel higiênico ou açúcar, de determinada marca,  se você vê que realmente está em promoção, aí sim vale a pena comprar algumas unidades a mais, e deixar estocado. Pois no mês que vem, você não vai precisar comprar.


5- Procure ir sempre no mesmo mercado

Ir sempre no mesmo mercado, tem algumas vantagens, por exemplo: Você sabe quais são os dias de ofertas, e como conhece o mercado, já sabe onde estão os produtos de que necessita, conhece os corredores e a disposição dos produtos.  Economiza no tempo e no dinheiro!


6- Compre produtos em promoção que você já consome

Quando você consome um produto de uma determinada marca há algum tempo, você sabe a média de preço, e sabe também quando ele realmente está em promoção. As vezes, tem alguns produtos bem na entrada com placa de oferta que você raramente consome, nem sabe a média de preço, mas a placa de promoção, fala mais alto! E as vezes é um produto que você não consome, nem gosta muito e acaba levando achando que vai economizar!


7- Fique de olho na validade

Este é um item da maior importância, tanto para as ofertas como para seu consumo normal. Olhar a validade deveria ser uma regra básica de todo consumidor, ainda mais se o produto estiver na promoção!! De repente você leva grande quantidade de um produto que nem consome tanto porque está em promoção, e a validade está bem próxima!!


8- Evite levar cartão de crédito ao mercado

Se você levar seu cartão de crédito ao mercado, e sua compra passar do valor esperado, certamente que você vai usar. Mas lembre-se que é uma ilusão, você não paga na hora, mas sua fatura no próximo mês, virá  com valor total da compra, porque em mercado não parcelam compras.Leve o dinheiro separado para despesas no mercado, e seu ticket alimentação(se tiver).


9- Cuidado com leve 3 pague 2

Bom, primeiro que já vi vários produtos, que levando 3 não tem nenhum desconto, ou seja, o mesmo valor se levar apenas um. Tipo: levando 3 sabonetes pago R$ 3,00 , mas se levar apenas 01, pago R$ 1.,00, ou seja, dá na mesma! Mas estas placas de "Leve 3 pague 2 ", "Promoção", "Oferta", muitas vezes fazem com nosso cérebro só pense em uma coisa: Com certeza vou economizar!
Aí você compra vários produtos e acaba gastando mais!! Veja qual o valor do produto unitário, antes de colocar no seu carrinho, e veja se você precisa realmente daquele produto!!


10- Verifique o cupom fiscal

Sempre verifique o cupom fiscal de sua compra. Dê preferência no próprio mercado, pois se tiver algum erro, como produto que na prateleira estava um valor e na nota saiu outro, você estando no mercado, é mais fácil e rápido de resolver.


Bem, espero ter ajudado de alguma forma !! Boas compras !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário