16 setembro 2015

Inveja na própria família

Olá pessoal, hoje resolvi escrever um post sobre um tema delicado, ruim, mas que existe!

Inveja! E ainda por cima na própria família! 
Mas antes de começar, vamos ao significado de inveja:

Sentimento de cobiça à vista da felicidade, da superioridade de outrem.
Sensação ou vontade indomável de possuir o que pertence a outra pessoa.
 
 Nossa, complicado, mas quem nunca sentiu uma invejinha de alguém? O problema é quando essa inveja é dentro de casa, ou na própria família, porque a família é a base de tudo, então, a única coisa que queremos, é que as pessoas que convivem conosco (na família), torçam, e se alegrem com nossas conquistas.
Mas muitas vezes, isso não acontece, você compra algo, vai viajar pra algum lugar, conquista algo, é promovido no trabalho, e algum parente seu bem próximo, sente inveja de você. Até sua personalidade, seu modo de lidar com a vida e com as pessoas pode causar inveja.


O sentimento de inveja é muito ruim, e acredite, é pior para quem sente!
A pessoa invejosa, dedica parte de sua rotina para seguir os passos da pessoa que ela sente inveja, e isso acaba alimentando mais ainda esse sentimento. Pois muitas vezes, a pessoa quer ter ou conquistar algo igual a você, ou simplesmente não quer que você tenha ou consiga!
Mas e agora? O que fazer para lidar com essa situação dentro da família?
Você pode fazer várias coisas: se afastar, não se importar, conversar com a pessoa ou orar .

Ore pela pessoa, para que ela se acalme e se lembre que tem viva própria e que não precisa ser parasita, nem desejar algo de ninguém, pois todos tem força, garra para conquistar infinitas possibilidades. Orar é o melhor remédio para qualquer situação!
Outra coisa também, é analisarmos se tudo o que fazemos, estamos mostrando para os outros vejam como estamos felizes, ou até mesmo como somos realizados em tudo o que fazemos. Muitas vezes, sem perceber, estamos exibindo nossa vida a ponto de tudo o que fazemos, queremos mostrar para os outros. Cuidado, isso também é um problema, e pode atrair não só invejosos, mas também afastar pessoas queridas com esse excesso de exibicionismo.


Pense bem, pois dependendo do que você faça, vai demonstrar que está incomodado , e é aí que o invejoso(a) ficará feliz e com sentimento de vitória. 


 As conquistas sejam elas materiais ou não, são nossas, dividir com as pessoas o sentimento de alegria, não é somente ficar se mostrando em  tudo o que você faz, mas sim em seu dia a  dia, com atitudes de bem estar.
O mais correto é não se importar, mas dependendo do grau do invejoso sobre você, não tem como não se incomodar. Meu conselho é continuar levando sua vida normalmente, com suas realizações e conquistas. Lembre-se você é vitoriosa (o) independente de quem esteja ao seu lado. Sentimentos ruins existem, e temos infelizmente que conviver com eles.


9 comentários:

  1. Sempre tem inveja por todas as partes.
    A pior é na própria familia e daqueles que dizem ser seus amigos.

    Temos que levar a vida e tentar manter distancia dos invejosos.

    Parabéns! Adorei o texto sobre a inveja na familia.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Djandira! è verdade, a inveja é um sentimento ruim, mas que temos conviver pois ela existe!
      Grande bj

      Excluir
  2. Sentimento podre' a pessoa nao muda voce pode trata la como o melhor ele sempre vai vasculhar e querer arruinar a vida do invejado.. A rejeicao deve ser total

    ResponderExcluir
  3. Obrigada...sabias palavras...vou seguir seu conselho de não demonstrar q percebi o quanto são invejosos .Depois q postei muitas fotos de um lindo casamento q fui no grupo de minha familia, e não houve um comentário sequer....:( ia revidar, postando algo sobre inveja....mas não vou postar mais, obrigado

    ResponderExcluir
  4. Eu convivo com isso todos os dias.. eu oro pela pessoa..e oro para que essa pessoa tenha sucesso... e o mais interessante é que são pessoas que tem tudo, casa Boa, e tem até mais do ah eu.. . Comem até melhor do que Eu, vivem melhor, viajam.. tem tudo dentro de casa e eu tenho o básico e não quer que eu tenha nada, torcem para que eu seja infeliz mesmo.. tem mais até do que Eu... eu tenho um Pequeno comércio, e a outra pessoa tem mais clientes do que Eu.... eles não cobiçam o que eu tenho, porque eu creio que eles têm até mais, mas torcem pra que eu não tenha um repelente de inseto em casa... e se eu tiver 1.00 na bolsa não ficam com inveja, mas se eu tiver 20.00 só falta me matar..e é na família.. .

    ResponderExcluir
  5. Inveja na família é triste....

    ResponderExcluir
  6. Ótimo texto, simples,esclarecedor e bem entendível.

    ResponderExcluir