16 setembro 2015

Inveja na própria família

Olá pessoal, hoje resolvi escrever um post sobre um tema delicado, ruim, mas que existe!

Inveja! E ainda por cima na própria família! 
Mas antes de começar, vamos ao significado de inveja:

Sentimento de cobiça à vista da felicidade, da superioridade de outrem.
Sensação ou vontade indomável de possuir o que pertence a outra pessoa.
 
 Nossa, complicado, mas quem nunca sentiu uma invejinha de alguém? O problema é quando essa inveja é dentro de casa, ou na própria família, porque a família é a base de tudo, então, a única coisa que queremos, é que as pessoas que convivem conosco (na família), torçam, e se alegrem com nossas conquistas.
Mas muitas vezes, isso não acontece, você compra algo, vai viajar pra algum lugar, conquista algo, é promovido no trabalho, e algum parente seu bem próximo, sente inveja de você. Até sua personalidade, seu modo de lidar com a vida e com as pessoas pode causar inveja.


O sentimento de inveja é muito ruim, e acredite, é pior para quem sente!
A pessoa invejosa, dedica parte de sua rotina para seguir os passos da pessoa que ela sente inveja, e isso acaba alimentando mais ainda esse sentimento. Pois muitas vezes, a pessoa quer ter ou conquistar algo igual a você, ou simplesmente não quer que você tenha ou consiga!
Mas e agora? O que fazer para lidar com essa situação dentro da família?
Você pode fazer várias coisas: se afastar, não se importar, conversar com a pessoa ou orar .

Ore pela pessoa, para que ela se acalme e se lembre que tem viva própria e que não precisa ser parasita, nem desejar algo de ninguém, pois todos tem força, garra para conquistar infinitas possibilidades. Orar é o melhor remédio para qualquer situação!
Outra coisa também, é analisarmos se tudo o que fazemos, estamos mostrando para os outros vejam como estamos felizes, ou até mesmo como somos realizados em tudo o que fazemos. Muitas vezes, sem perceber, estamos exibindo nossa vida a ponto de tudo o que fazemos, queremos mostrar para os outros. Cuidado, isso também é um problema, e pode atrair não só invejosos, mas também afastar pessoas queridas com esse excesso de exibicionismo.


Pense bem, pois dependendo do que você faça, vai demonstrar que está incomodado , e é aí que o invejoso(a) ficará feliz e com sentimento de vitória. 


 As conquistas sejam elas materiais ou não, são nossas, dividir com as pessoas o sentimento de alegria, não é somente ficar se mostrando em  tudo o que você faz, mas sim em seu dia a  dia, com atitudes de bem estar.
O mais correto é não se importar, mas dependendo do grau do invejoso sobre você, não tem como não se incomodar. Meu conselho é continuar levando sua vida normalmente, com suas realizações e conquistas. Lembre-se você é vitoriosa (o) independente de quem esteja ao seu lado. Sentimentos ruins existem, e temos infelizmente que conviver com eles.


22 comentários:

  1. Sempre tem inveja por todas as partes.
    A pior é na própria familia e daqueles que dizem ser seus amigos.

    Temos que levar a vida e tentar manter distancia dos invejosos.

    Parabéns! Adorei o texto sobre a inveja na familia.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Djandira! è verdade, a inveja é um sentimento ruim, mas que temos conviver pois ela existe!
      Grande bj

      Excluir
  2. Sentimento podre' a pessoa nao muda voce pode trata la como o melhor ele sempre vai vasculhar e querer arruinar a vida do invejado.. A rejeicao deve ser total

    ResponderExcluir
  3. Obrigada...sabias palavras...vou seguir seu conselho de não demonstrar q percebi o quanto são invejosos .Depois q postei muitas fotos de um lindo casamento q fui no grupo de minha familia, e não houve um comentário sequer....:( ia revidar, postando algo sobre inveja....mas não vou postar mais, obrigado

    ResponderExcluir
  4. Eu convivo com isso todos os dias.. eu oro pela pessoa..e oro para que essa pessoa tenha sucesso... e o mais interessante é que são pessoas que tem tudo, casa Boa, e tem até mais do ah eu.. . Comem até melhor do que Eu, vivem melhor, viajam.. tem tudo dentro de casa e eu tenho o básico e não quer que eu tenha nada, torcem para que eu seja infeliz mesmo.. tem mais até do que Eu... eu tenho um Pequeno comércio, e a outra pessoa tem mais clientes do que Eu.... eles não cobiçam o que eu tenho, porque eu creio que eles têm até mais, mas torcem pra que eu não tenha um repelente de inseto em casa... e se eu tiver 1.00 na bolsa não ficam com inveja, mas se eu tiver 20.00 só falta me matar..e é na família.. .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou passando pela mesma situação que a sua na minha família. Minhas irmãs são bem mais susedidas do que eu,porém parece que a inveja vem das coisas que faço pois sou solteira e vivo uma vida independente e acho que isso a incomoda,no momento comecei a ser bem sucedida no meu trabalho como autonoma e percebi que elas ficaram com inveja,não tenho a mesma rentabilidade que elas mas percebo que pelo simples fato de ter tomado uma atitude as incomodou,vivem me criticando e diminuindo a minha autoestima,as vezes um assunto banal elas já levam para o lado pessoal,triste,pessoas da sua familia que deveriam dar apoio..a solução que encontrei foi ignora las e ficar perto de pessoas que me fazem bem!

      Excluir
  5. Ótimo texto, simples,esclarecedor e bem entendível.

    ResponderExcluir
  6. Inveja entre familiares, sempre existiu e sempre existirá, infelizmente.Isso e inevitável,porque existe o mau no mundo.

    ResponderExcluir
  7. Infelizmente eu também passo por isso na minha família, mas no meu caso o invejado é o meu filho que só 1 ano de idade,oro todos os dias para Deus afastar da minha casa essa pessoa que alimenta esse sentimento tão horrível pelo meu filho.

    ResponderExcluir
  8. É um sentimento horrível, infelizmente passo por essa situação na minha família, pior é que quando tá todo mundo junto meu pai manda mais veneno contra mim minha autoestima é muito baixa por causa disso que tem vezes que eu chego a passar mau com ataques de choro e ansiedade. Melhor mesmo afastar de pessoas assim

    ResponderExcluir
  9. Eu estou passando por isso minha sogra são de uma inveja terrível.

    ResponderExcluir
  10. To no situação minha irmã vixd tem fica louca

    ResponderExcluir
  11. To situação assim minha irmã to tempo fica louca

    ResponderExcluir
  12. Parabéns! pelo texto,me ajudou muito, aqui a inveja é familiar assim bem sutil direcionada a minha filha que conquistou ainda muito jovem todos objetivos acadêmicos e profissional, sendo hoje uma funcionária pública totalmente independente e não precisa mais dos pais financeiramente falando, acredito que suas viagens internacionais foi o estupim por ser muito inteligente, bilingue autodidata o maior destaque entre todos os parentes familiar,e olha não temos nada tudo foi conquistado com bolsa de estudos e estudando em escolas públicas com muito sacrifício.

    ResponderExcluir
  13. Passo por isso atualmente em primeiro lugar ore pela pessoa em segundo afaste 100% desse sangue suga.Bloqueia da vida e nas redes sociais.Pessoas melhores viram em nossa vida.

    ResponderExcluir
  14. A inveja familiar é pior que existe , além de não conquistar nada ainda n quer os outro conquiste . Triste

    ResponderExcluir