10 abril 2015

Paraty - RJ- Brasil


Paraty, é uma cidade situada no litoral sul do estado do Rio de Janeiro.
Fui pra lá em março de 2014, porém na época, ainda não pensava em escrever sobre viagens no blog, por isso só estou escrevendo agora!
É uma cidade bem pequena, e muito linda, o mar é verde e super limpo, abaixo vou colocar todas as dicas para quem quiser conhecer mais sobre a cidade e um dia quem sabe, visitá-la. Vale muito a pena, super recomendo!
Então vamos lá, começando pelos pontos turísticos:

Centro Histórico
O centro histórico de Paraty, fica bem perto das praias e do cais, as ruas são de pedras, e não de paralelepípedos ! São ruas onde as casas tem arquitetura colonial, parece até pintura nas fotos. Tem lojinhas de artesanatos, sorveterias, restaurantes, e várias outras lojas, mas se for fazer alguma refeição por lá, os preços são bem carinhos! Recomendo só passear pra conhecer mesmo. Vá de sapato baixo, pois como as ruas são de pedras, os trechos são irregulares, dependendo do trecho, fica difícil de andar.


Passeio de Escuna
Quem vai à Paraty, precisa fazer o tão conhecido passeio de escuna, onde você tem 2 opções: alugar um barco só pra sua família com mais privacidade (bem mais caro), ou nas escunas grandes com capacidade para mais de 100 pessoas, que foi meu caso. Eu fui na escuna Estrela da manhã, na época paguei R$ 40,00 por pessoa. O passeio dura em media 5 horas, que você fica em alto mar.
As escunas param em 2 ilhas, onde se você souber nadar, pode ficar nadando em volta do barco( tem boias estilo macarrão pra usar a vontade, sem pagar). Eles param também em 02 praias, e os botes acoplados nas escunas levam de grupo em grupo até a praia, ou se você quiser e souber, vá á nado, com ajuda da boia macarrão, as escunas param perto das praias, dá pra ir tranquilamente ( eu fui!!). Cada parada dura mais ou menos 1 hora.

Na escuna, é servido almoço, caso você queira, é opcional, achei o preço salgado, praticamente o valor do passeio, e o almoço era bem simples, prato feito.Vende também vários tipos de bebidas que são cobrados separadamente( agua,suco,cerveja e refrigerante)
Durante todo passeio, tem música ao vivo, onde eles interagem com os passageiros, muito gostoso, e nesta escuna tinha frutas e cafezinho à vontade e gratuito!
Todos os funcionários da embarcação foram muito educados e prestativos, tanto no atendimento de garçom, ajuda para os botes, informação e tudo mais.
Onde comprar ingresso: Você pode comprar no hotel ou na pousada que tiver hospedado, que normalmente oferecem um pequeno desconto, ou diretamente no cais, local de onde saem as embarcações, você escolhe a que quiser e compra o ingresso na hora.Também tem a opção de comprar na rua principal da cidade( Av Roberto Silveira), tem umas 2 lojas que vendem ingressos para os pontos turísticos da cidade e explicam tudo sobre os passeios.
Vá com roupa de banho, leve pouca coisa, dentro de uma sacola, o que você normalmente levaria para a praia(protetor solar, carteira, óculos de sol, etc) Ah, tem banheiro nas escunas, tá? Mas já vá trocado, com roupa de banho por baixo!
Se você quiser mais informações sobre preços atualizados e horários, entre no link:
http://www.estrelatours.com.br/?escuna

Passeio de Jipe 
Esse é um passeio que infelizmente não fiz, pois fui numa sexta feira, para voltar no domingo, e como no sábado, ficamos o dia todo em alto mar, não tivemos tempo.
Mas sei que é um passeio pelas cachoeiras e alambiques da região. Os motoristas te buscam no hotel(se você quiser, pois é cobrado), com um jipe, e te levam para passear o dia todos por esses lugares. Minha amiga Cris já foi e disse que é muito legal, que vale a pena. Na próxima vez que eu for à Paraty, irei com certeza.! Se você quiser mais informações sobre esse passeio, entre no link:
http://www.paratytours.com.br/passeiosecologicos.asp?padrao=2&id=1&pag=268

Casa da cultura
No centro histórico, fica a casa da cultura, não é bem um museu, e sim, um local de exposição cultural da cidade, é gratuito, e vale a pena. Na volta do passeio de escuna, você passa pelo centro histórico, e como vimos que estava aberta, entramos com trajes de banho mesmo, rs.
Mais informações, acesse:
http://www.casadaculturaparaty.org.br/#/pt_br/home

 Avenida Principal
É Avenida Roberto Silveira, tem pousadas, restaurantes, lanchonetes, churrascaria, farmácia, mercado, lojas, bancos, e tudo o que você precisar. Se quiser fazer alguma refeição que não seja onde você tiver hospedado, recomendo que faça nesta avenida, , pois tem várias opções e os preços são melhores

Onde ficar:
Eu fiquei na pousada Lua clara, muito limpa e aconchegante, com wi-fi gratuito. Tem piscina, o que foi muito bom, pois a noite estava bem quente, e fiquei me refrescando!!O estilo dessa pousado é parecido com o centro histórico, colonial. Fica há uns 20 minutos a pé da rodoviária e na rua de trás da avenida principal. Ótima localização. Na época, eu lembro que na pousada, só servia café da manhã, não tinham opção de outras refeições. Mas isso não foi nenhum problema, pois os quartos tem mesinha e frigobar, e bem perto de lá, tem um mercado muito bom, se quiser comprar alguma coisa para fazer um lanchinho à noite, vale a pena. Se for de carro, tem estacionamento dentro da pousada mesmo.Se quiserem mais informações sobre essa pousada, o site deles é:
http://pousadaluaclara.com.br/pousada/

Mas esta é a opção que escolhi. Em Paraty o que não falta são hotéis e pousadas, pois a cidade é turística, então pesquisei um site para que você possa ver onde ficar na cidade, tem várias opções de escolha, de acordo com a localidade e preço. Acesse:
http://www.paraty.com.br/hoteis.asp

Como chegar:
Bem, eu fui de ônibus, porque é muito fácil. Peguei ônibus no terminal Tietê em São Paulo e a rodoviária de Paraty, é muito bem localizada, perto de tudo. Se você for de carro, recomendo deixa-lo no hotel que ficar hospedado, porque Paraty é uma cidade pequena, e dá perfeitamente para você fazer tudo a pé!
Espero que este post tenha te servido para passar o máximo de informações possíveis!
Super recomendo, se for à Paraty, não vai se arrepender!!

Links úteis:
http://www.paraty.com.br/hoteis.asp
http://pousadaluaclara.com.br/pousada/
http://www.casadaculturaparaty.org.br/#/pt_br/home
http://www.paratytours.com.br/passeiosecologicos.asp?padrao=2&id=1&pag=268
http://www.estrelatours.com.br/?escuna
http://www.paraty.com.br/index.asp

2 comentários:

  1. Já fui algumas vezes à Paraty e amei a cidade. Ótimas dicas, achei completo. Para algum seguidor do blog que queria ir, recomendo. O blog deu dicas excelentes e o roteiro tb, com os principais passeios. As fotos ficaram lindas!

    ResponderExcluir